A tão esperada (e ultimamente tão criticada) quinta geração dos monstrinhos de bolso chega para Nintendo DS, e não para 3DS, como esperado. Com novas possibilidades de interação, captura, batalha e visualização, Pokémon Black e Pokémon White, chegaram às lojas em setembro de 2010 no Japão e em março de 2011 ao resto do mundo. Está na hora de conhecermos o que esta geração nos trouxe até agora.
Num mundo tão, tão distante
Bem vindos à região de Unova, um local cheio de tecnologia e nostalgia. Estamos distante das regiões anteriores e um mundo com 156 novos Pokémon, sem nenhuma correlação com os anteriores, nos espera. Ao caminhar pelas cidades, florestas e inúmeras pontes, podemos perceber a superioridade gráfica das construções e a beleza proporcionada pela perspectiva em 3D.
Primeiro trailer de Pokémon Black & White em inglês.
Ah, mas que saudade dos meus antigos amigos!
Não há como encontrar Pokémon de gerações anteriores dentro do jogo até que você derrote a Elite Four. Após isso, você pode encontrá-los em novas áreas, antes inacessíveis. Outra maneira de se completar a Pokédex é transferir seus bichinhos de outras versões (apenas para DS, já que a retrocompatibilidade com os jogos de Game Boy Advance foi removida) ou ainda através da conectividade com o site
É uma pena que mais uma vez uma geração tenha sido esquecida quanto àcompatibilidade. Ainda existe a possibilidade de transferir um Pokémon da terceira geração para a quarta e de lá transferirmos para a quinta. É algo que dá bem mais trabalho, apesar de não ser impossível como passar das duas primeiras para a terceira. Infelizmente, nem todos estão dispostos a fazer esse sacrifício.
E a batalha,
como vai?
Nos aspectos gráficos, ela não vai muito bem. Quando a batalha inicia, a pixelização dos monstrinhos faz você pensar que está num console de qualidade inferior. De certa maneira, as gerações três e quatro apresentam uma estética melhor com relação ao desenho dos Pokémon. Mas nem tudo está perdido: a animação dos golpes e a velocidade de batalha estão melhores, além do monstrinho se mover constantemente durante toda a batalha.
A franquia traz novos modos nomeados “Triple Battle” e “Rotation Battle”. As duas formas de batalha se fazem presente em ambos os jogos, sendo a primeira mais frequente em White e a segunda, em Black. Nas batalhas triplas, três Pokémon são
Tão frustrante quanto a impossibilidade de transferir os Pokémon tão bemAgora, contrariando todas as expectativas, a Nintendo anuncia não um, mas dois jogos que continuarão a quinta geração. A inclusão de Pokémon antigos antes da Elite Four já agradou a muitos, além do fato de um mapa modificado com regiõestreinados de um jogo para outro é saber que todo seu esforço para pegar aquele precioso item foi em vão. Entendemos que na mudança de geração alguns TMs foram perdidos ou mudaram de número, mas e
nossos suados hold items, pedras e itens de evolução? Quem lembra o sonho que era enviar um Pokémon da segunda para a primeira geração? A Game Freak desenvolveu um método de permitir a troca apenas monstrinhos que não soubessem golpes novos (daí a criação do move deleter) e que aparecessem na primeira geração. Por que então a preguiça de fazer algo similar com os itens? Realmente um ponto negativo muito forte.
Fonte: NBlast
Paulo.b




