Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é Pixel Shader?


De pixel em pixel, esta tecnologia processa imagens à beira da perfeição

Um exemplo de uma imagem processada com e sem a tecnologia.

Você provavelmente já ouviu o termo “pixel shader” e como ele é importante para que um jogo tenha bons gráficos. Mas o que ele é realmente? Seria este um hardware especial ou um programa que precisamos baixar para deixar um game mais bonito? Não precisa se desesperar, pois o Tecmundo trouxe para você uma explicação detalhada do assunto.


Pixel + Shader

A melhor maneira de entender o que é Pixel Shader é decompor a palavra. O conceito de “pixel” já é amplo, mas vale a pena reforçar: é a menor parte de informação em uma imagem. Para entender melhor, pense em uma grade retangular; os pixels são os pontos de encontros entre as linhas horizontais e verticais.
Já um shader é um conjunto de instruções para o processamento de efeitos de renderização em uma imagem tridimensional. Com ele, as imagens são constantemente processadas, o que gera maior flexibilidade para programadores e maior qualidade gráfica para os jogadores.
Portanto, pode ser dito que um Pixel Shader é simplesmente uma parte do shader que trabalha especificamente com pixels. Mas, para quem quer uma resposta mais precisa, ele é um programa executado pelo processador gráfico que cria efeitos especiais nas texturas de objetos 3D, modificando os padrões de luz e cor de cada pixel.


Só para os melhores

O Pixel Shader está presente em boa parte dos games atuais, criando efeitos de todos os tipos – principalmente para criar imperfeições que deixam os objetos mais realistas, como a porosidade da pele humana ou o reflexo do mar. A cada nova versão lançada, mais melhorias são adicionadas. Basta ver a comparação abaixo entre os Pixel Shaders 2 e 3 para ter uma ideia:
 
(Fonte da imagem: Reprodução/Toms Hardware)

Infelizmente, não basta apenas ter uma boa placa de vídeo para que seu Pixel Shader consiga gerar esses efeitos. O motivo disso está nas fórmulas utilizadas pelo software: se seu processador gráfico não tiver suporte aos modelos de DirectX e OpenGL mais novos, é provável que ele não seja capaz de compreender as instruções.

Fonte: Tecmundo
Paulo.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário